Negócios
PUBLICIDADE
Por e — São Paulo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/06/2024 - 20:26

Desistência da Aegea na privatização da Sabesp

A Aegea desiste de concorrer como acionista de referência da Sabesp, deixando a Equatorial como única proponente. Restrições do processo de privatização afastaram possíveis interessados, levantando preocupações sobre o preço final das ações. A expectativa de concorrência no mercado de saneamento foi frustrada com apenas uma oferta.

A Equatorial Energia foi a única empresa a oferecer proposta para ser acionista de referência da Sabesp, segundo uma fonte que acompanha o processo. A Aegea, maior empresa de saneamento do país, cotada para entrar na disputa, desistiu do processo, diz a mesma fonte.

Procuradas, Aegea e Equatorial não comentaram. O governo de São Paulo informou que "em linha com o que foi anunciado no prospecto da oferta pública, os finalistas para a oferta prioritária de ações e seus preços serão divulgados na próxima sexta-feira, dia 28".

Analistas apontavam que o edital da privatização, cheio de limitações ao acionista de referência, poderia afastar interessados, inclusive a Aegea. Entre elas, está uma cláusula que impede que o acionista de referência dispute outras concessões em São Paulo e impõe, na prática, limitações em outras disputas pelo país.

Outro ponto que teria afastado a Aegea, avalia um analista, é a proibição de que o acionista de referência (que terá 15% das ações) compre ações de outros sócios para se tornar majoritário. Isso, segundo um analista, estava incomodando muito a Aegea, que tinha reclamado desse item e tem entre seus acionistas outros investidores no setor.

O prospecto de venda já previa a possibilidade de apenas um interessado fazer oferta. O cronograma prevê que ele seja anunciado na próxima sexta-feira.

Nesse caso, ela já estaria classificada para a segunda fase, em que 17% das ações serão oferecidos a investidores pessoas físicas, fundos e empresas. O valor oferecido pela Equatorial pelas ações da Sabesp não foi divulgado.

Expectativa frustrada

Uma cláusula colocada na reta final do processo que poderia beneficiar a Equatorial, segundo analistas, pode ter sido a gota d'água para a desistência da Aegea.

Ela permite que um concorrente que tenha oferecido o menor preço pelas ações da Sabesp, mas tenha obtido o maior número de reservas dos mercado, possa cobrir a oferta.

A expectativa dos analistas era que a Aegea fizesse um proposta de preço mais ousada, mas a Equatorial teria o maior número de reservas, já que tem ações negociadas na B3 e, portanto, é mais conhecida pelos investidores. Assim, poderia cobrir a oferta da concorrente.

Em reserva, uma analista do mercado avalia que a saída da Aegea é um “sinal ruim”. Além dos termos da oferta, que podem ter afastado a companhia, ele cita riscos envolvidos na operação, como de judicialização.

No início da semana decisão liminar da Justiça de São Paulo suspendeu lei municipal que autorizava a privatização da Sabesp em Guarulhos.

Para Percy Soares Neto, consultor em saneamento e ex-diretor executivo da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindcon), o discurso político do governo de São Paulo de que a Sabesp atrairia concorrentes acaba sendo derrubado com apenas uma oferta.

Representantes do governo estão esta semana oferecendo as ações da Sabesp a investidores internacionais num road show pelos EUA e Europa.

— Nesse caso, o governo pode ter que vender as ações pelo preço mínimo — diz Soares, lembrando que a Corsan, no Rio Grande do Sul, também foi vendida pelo preço mínimo estabelecido no edital, para a Aegea.

Mais recente Próxima Diálogos RJ, promovido pelo GLOBO, debate transição energética nesta sexta-feira
Mais do Globo

Defensor de 31 anos vai se reunir com os dirigentes do Como e o treinador espanhol

Ex-Manchester United e Real Madrid, Varane vai à Itália para negociar com time de Fàbregas

Em evento com Lula, pré-candidato à prefeitura de SP alfinetou atual gestor por fazer agenda com Tarcísio na semana passada para nova linha de metrô, que também usa verba do governo federal

Boulos diz que Nunes é 'refém' de Bolsonaro e cutuca adversário: 'Fácil fazer caridade com o chapéu alheio'

Prefeitura de Santana do Ipanema também desembolsou R$ 900 mil por apresentações de Léo Santana e Mari Fernandez

Gusttavo Lima: cidade alagoana de 46 mil habitantes, governada por irmã de líder do MDB, paga R$ 1,1 milhão por show do sertanejo

Modelo foi comparada à atriz nas redes sociais

Ex-BBB Alane Dias impressiona por semelhança com Bruna Marquezine em foto: 'A cara'

Modelos atuais são mais coloridos e instagramáveis e viraram febre nas redes sociais

Sucesso nos anos 1980, pesos de pulso voltam a bombar, com promessa de tonificar os braços; mas funcionam?

Em manifestação, Hindenburgo Chateaubriand Filho alegou elementos indicativos de ação dos três denunciados para obstruir as investigações dos homicídios

Caso Marielle: PGR opina contra soltura dos irmãos Brazão e do delegado Rivaldo Barbosa

Web se surpreende com semelhanças físicas entre as duas mulheres, que ocupam diferentes postos no Boi Garantido, no Festival de Parintins

Affair de Davi, do BBB 24, Tamires de Assis é apontada como sósia da ex-BBB Isabelle Nogueira: 'Idêntica'

Ex-executivos pegavam empréstimo para capital de giro e não registravam no balanço

Americanas: MPF aponta nova modalidade de fraude com ‘cartão de crédito’; entenda

Autor do crime fugiu após efetuar disparos e ainda não foi identificado. Caso é investigado pela 74ª DP (Alcântara)

Frentista é baleado nas duas pernas após discussão com motorista em São Gonçalo
  翻译: