Bernardo Mello Franco
PUBLICIDADE
Bernardo Mello Franco

Um olhar sobre a política e o poder no Brasil

Informações da coluna

Bernardo Mello Franco

Colunista do GLOBO e da rádio CBN. Trabalhou na Folha de S.Paulo e no Jornal do Brasil. Foi correspondente em Londres e escreveu o livro "Mil dias de tormenta"

Por

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/06/2024 - 20:37

Tensão entre Bolívia e EUA: presidente acusado de golpe

Presidente da Bolívia enfrenta tensão com embaixada dos EUA após acusação de golpe; governo boliviano convoca representante americana em La Paz e denuncia interferência externa. Biden pede calma na crise.

Alvo de tentativa de golpe militar, o presidente da Bolívia, Luis Arce, vive um momento de forte tensão nas relações com os Estados Unidos.

Na segunda-feira, o Ministério de Relações Exteriores da Bolívia convocou a encarregada de negócios americana, Debra Hevia, para uma reunião a portas fechadas.

Segundo nota da Chancelaria, o objetivo foi "manifestar preocupação e fazer um protesto sobre uma série de pronunciamentos e ações do pessoal da Embaixada dos EUA".

O governo boliviano afirmou que promove uma política externa "baseada nos princípios de igualdade, não interferência e respeito à soberania, seguindo as normas do direito internacional".

"Nessa linha, rechaça qualquer tipo de ação que promova interferência em nosso país", concluiu.

No último dia 13, o ministro da Economia, Marcelo Montenegro, acusou publicamente os EUA de tramarem um "golpe brando" contra o governo da Bolívia.

O auxiliar de Arce atribuiu a escassez de dólares e de combustíveis a uma tentativa de "asfixia econômica" para desestabilizar o país.

Em nota no mesmo dia, a embaixada dos EUA disse "rechaçar rotundamente as falsas declarações do ministro", e afirmou respeitar a democracia e a soberania da Bolívia.

Nesta quarta, um porta-voz do governo americano disse que o presidente Joe Biden pede "calma" e "acompanha de perto" a crise na Bolívia.

Mais recente Próxima Acordo de Biden para soltar Assange é bom tema para novo vazamento do WikiLeaks
  翻译: