Morre aos 71 anos Bill Walton, pivô bicampeão da NBA com Blazers e Celtics

Membro do Hall da Fama do basquete, ex-jogador batalhava há bastante tempo contra um câncer

Por Extra — Rio de Janeiro


Bill Walton era membro do Hall da Fama do basquete Reprodução

Morreu nesta segunda-feira, aos 71 anos, Bill Walton, lendário pivô que atuou na NBA nas décadas de 1970 e 1980. Bicampeão da liga, por Portland Trail Blazers (1976/77) e Boston Celtics (1985/86), o ex-jogador batalhava há bastante tempo contra um câncer. Ele era membro do Hall da Fama do basquete e também foi comentarista por anos.

Walton entrou na NBA em 1974, com enormes expectativas, tendo sido a primeira escolha geral do draft — seleção de atletas universitários — daquele ano. Em Portland, deu início a uma carreira na qual se tornou um dos jogadores mais dominantes de todos os tempos. Não apenas campeão pelos Blazers em 1977, também foi eleito o MVP — melhor jogador — da temporada seguinte.

Ao deixar a franquia, em 1979, transferiu-se para o San Diego Clippers — atual Los Angeles Clippers —, antes de ir para os Celtics, em 1985. Ao lado do lendário Larry Bird e grande equipe que dominou a NBA na década de 1980, venceu seu segundo título da carreira logo na primeira temporada. Veterano, era a primeira opção de banco do elenco e, mesmo assim, foi eleito o melhor sexto homem do ano.

Bill Walton foi MVP e campeão da NBA pelo Portland Trail Blazers — Foto: Arquivo/NBA

Aposentado em 1988, Walton fechou a carreira com 6.215 pontos, 4.923 rebotes e 1.590 assistências. A entrada no Hall da Fama aconteceu já em 1993. Depois, ele assumiu os microfones e também se tornou um comentarista respeitado nos Estados Unidos.

A informação de sua morte foi confirmada pela própria organização da NBA na tarde de hoje. O comissário da liga, Adam Silver, destacou seu entusiasmo e amor pelo basquete:

"Bill Walton foi único. Como membro do Hall da Fama, ele redefiniu a posição de pivô. Suas habilidades únicas fizeram dele uma força dominante na universidade e o levaram a um MVP da temporada regular e das finais da NBA, dois títulos da NBA, e uma vaga nas seleções de aniversário de 50 e 75 anos da liga", disse Silver.

Bill é pai de Luke Walton, ex-armador que atuou na NBA entre 2003 e 2013 e também foi bicampeão da liga, pelo Los Angeles Lakers (2008/09 e 2009/10). Aos 44 anos, segue a carreira de treinador e é atual assistente no Cleveland Cavaliers.

Mais de Esportes:

Mais recente Próxima Lesão cerebral de goleiro do Getafe, da Espanha, impressiona web; veja vídeo

Leia mais